Gerenciamento de Mídias Sociais – Vale a pena pagar pra fazer?

As redes sociais são grandes aliadas de empresas de todos os portes. E se você tem uma pequena ou média empresa – que não pode investir em grandes campanhas de marketing – as mídias sociais são ferramentas fundamentais para alavancar seu negócio.

Por isso, o serviço de gerenciamento de mídias sociais se tornou muito importante. Afinal, não basta apenas publicar conteúdos, é preciso pensar em estratégias que os tornem mais relevantes e eficazes.

Mas aí você pode pensar: “gerenciar uma rede social nem é tão difícil assim, se eu cuido do meu perfil pessoal no Facebook, posso muito bem cuidar da página da minha empresa”. Seria bom se fosse tão simples. A página da sua empresa precisa ser encarada como um espaço publicitário que deve ser gerenciado por alguém que entenda do assunto.

Será que vale a pena pagar para alguém fazer o gerenciamento de mídias sociais?
Se você considerar este valor como mais um gasto da sua empresa, pode até achar caro, mas se considerar como um investimento, esperando um retorno, pode apostar que vale cada centavo. Mas vamos apresentar alguns motivos para você ficar convencido.

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Você conhece e sabe usar todas as ferramentas para realizar um gerenciamento de mídias sociais?

As mídias sociais escondem diversas funcionalidades e ferramentas que só conhece e domina quem é especialista no assunto. O Facebook, por exemplo, oferece uma plataforma web chamada Facebook Business para que os gerenciadores da página tenham acesso a ferramentas avançadas que permitem configurações mais precisas e um acompanhamento mais detalhado dos resultados.

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Cuidado para não queimar o filme

Sua imagem é tudo nas redes sociais. Portanto, não dá para sair publicando qualquer conteúdo. É fundamental ter um rigor e uma coerência com relação as imagens, vídeos ou textos que estão sendo postados em qualquer rede social: Facebook, Youtube, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat etc. Cada rede social tem um público diferente, regras diferentes e objetivos diferentes. Conhecer os detalhes de cada uma fará toda a diferença no resultado do seu investimento.

Você tem tempo para dedicar às redes sociais?

Um dos principais problemas de tentar gerenciar as redes sociais da sua empresa sozinho é que você vai precisar de muito tempo para isso. O gerenciamento de mídias sociais é algo que necessita de enorme dedicação para interagir com os usuários e produzir conteúdos para as publicações. É muito ruim você perder um tempo que poderia ser usado para a administração do seu negócio cuidando de um assunto bastante técnico.

É preciso saber a linguagem de cada rede social

Seu público vai usar as redes sociais para interagir com a sua empresa. E essa interação pode ser positiva, mas também pode vir em forma de críticas. Em qualquer um dos casos, é fundamental que o Social Media responsável saiba responder tudo com clareza, educação e inteligência. Essa é uma tarefa delicada e que um “passo em falso” pode trazer grandes prejuízos. Esse é mais um motivo para deixar que um profissional faça o gerenciamento de mídias sociais

Estratégia é fundamental

Por traz de uma boa e eficiente fanpage empresarial, pode ter certeza que existe um plano estratégico de ações muito bem pensado e planejado. Fazer o gerenciamento de mídias sociais é muito mais do que alimentar a página com conteúdos relacionados ao seu negócio, é preciso saber claramente quais são seus objetivos a curto, médio e a longo prazo com cada novo post.

Quem é seu público?

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para desenvolver um bom gerenciamento das mídias sociais. Para isso existem várias plataformas de monitoramento das mídias sociais que geram dados para entender seu público e quais campanhas estão dando retorno e quais não estão funcionando, mas analisar todos os dados não é uma tarefa simples. Por isso, uma empresa ou profissional experiente conseguirá fazer uma análise mais precisa dos dados e saber qual tipo de estratégia adotar para atingir o público correto para as redes sociais da sua empresa. De nada adianta conquistar muitos seguidores se esse número não reflete no resultado das suas vendas.

Os resultados aparecem

Depois de profissionalizar as redes sociais da sua empresa você vai perceber como esses canais, quando bem administrados, trazem bons resultados para o seu negócio. Afinal, você conseguirá ter contato com um público novo e altamente segmentado. Considere estar em diversas redes ao mesmo tempo – desde que sejam pertinentes com a sua empresa.

Existem ainda muitos outros, mas esses acabam sendo os principais motivos para você investir hoje mesmo no gerenciamento de mídias sociais. Porém, para alcançar grandes resultados, escolha um profissional ou empresa séria, não se deixe levar apenas pelo valor do orçamento, e sim principalmente pela qualidade do trabalho oferecido.

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