Criando um site excelente para a sua empresa – 7 passos para deixá-lo perfeito

Ter um site perfeito trará resultados incríveis para a sua empresa. A primeira impressão sobre a qualidade dos serviços que você entrega virá do seu site. A maioria das pessoas avaliam assim: site ruim, empresa ruim; site perfeito, ótima empresa.

O site da sua empresa é uma vitrine virtual onde os potenciais clientes podem conhecer os produtos e serviços que você oferece e avaliar se a empresa transmite confiança e profissionalismo.

É por isso que a tarefa de criar um site para o seu negócio deve ser levada muito a sério e ser delegada a profissionais ou empresas de criação de sites de confiança e que tenham experiência no mercado. Tudo isso não parece ser muito fácil, e não é. Por isso, preparamos esse texto explicando como criar um site excelente para sua empresa. Reunimos os pontos mais importantes em 7 passos para deixá-lo perfeito. Vamos lá?

1. Na hora de criar um site, compre um bom domínio

O primeiro passo é definir qual vai ser o endereço do seu site, que também chamamos de domínio (www.tratativa.com.br, por exemplo). Recomendamos que ele tenha o nome da sua empresa e que seja fácil para as pessoas memorizarem. Existem diversas empresas que vendem domínios, você pode encontrar empresas que vendem domínios na Tratativa. Você pode acessar o site de uma dessas empresas para verificar se o endereço que você deseja está disponível. Para manter o domínio, é preciso pagar um valor anual de aproximadamente R$40.

2. Escolha uma empresa de hospedagem

Com domínio comprado, o próximo passo é definir a empresa que fará a hospedagem do seu site na internet. E hospedagem nada mais é do que alugar um espaço para que seu site possa “morar” na internet. O valor desse aluguel vai depender do tamanho do espaço e dos serviços que você precisa. Digamos que o valor de um plano básico gira em torno de R$20 por mês. Existem várias boas empresas no mercado que fazem o serviço de hospedagem de sites, veja elas aqui.

criar-um-site

3. Defina como vai ser a estrutura

Depois de cuidar das questões burocráticas com domínio e hospedagem, está na hora de criar o site. Será necessário definir a estrutura: quais serão os menus? Vai ser um e-commerce? Precisa de área de acesso restrito? Vai ter blog? É a partir dessa estrutura que o site será criado. Portanto, muita atenção nessa etapa. Empresas de criação de sites auxiliam nesse serviço.

4. Crie um site fácil de navegar

Seu site não deve ser apenas bonitinho. É fundamental que o cliente tenha uma boa experiência ao acessá-lo. É para isso que serve o UX Design (User Experience Design, ou Experiência do Usuário). O UX Design vai fazer com que seu cliente encontre tudo o que precisa com muita facilidade e que a experiência de navegar no site seja agradável. As empresas de criação de sites podem conduzir este assunto, mas se você quiser um site altamente otimizado, peça uma proposta para especialistas em Experiência do Usuário aqui.

5. Capriche no conteúdo

É a busca por conteúdo -informação – que vai fazer uma pessoa acessar seu site. Por isso, os textos devem ter muita qualidade. Não podem ser longos e, ao mesmo tempo, devem transmitir tudo o que o cliente precisa saber. O tom de voz precisa estar de acordo com o seu público (mais formal ou descontraído, por exemplo). E claro, ele precisa estar otimizado para as ferramentas de busca. Isso significa que o site deve respeitar algumas regras que fazem com que buscadores como o Google encontrem ele facilmente. Você pode fazer isso sozinho, mas se quiser algo profissional, é melhor contratar alguém que seja especialista em conteúdo para web.

6. O site precisa ser responsivo

Isso é um fundamental na hora de criar um site. Um site responsivo é aquele que se adapta a todos os formatos de tela: celular, tablet, notebook e desktop. Afinal, o seu cliente pode acessar o site de qualquer dispositivo.

7. Invista na divulgação

Quando o site estiver pronto, é preciso começar a divulgar que ele está no ar. E existem diversas maneiras de fazer isso. Você precisa pensar em qual é o seu objetivo para traçar um plano de ação. Nessa hora, as mídias sociais e os anúncios na internet através de links patrocinados são grandes aliados.

 

Como você deve ter percebido, criar um site não é uma tarefa simples e exige muita experiência e conhecimento técnico. Ainda bem que na Tratativa você encontra diversos profissionais e empresas capacitadas que podem ajudar você nessa tarefa. Comece agora mesmo a solicitar propostas para todos os fornecedores que desejar e bom trabalho.

3.5/5 - (13 votes)

Deixe um comentário