Como fazer um péssimo negócio

As TOP 10 estratégias para perder dinheiro e arruinar sua empresa

Sempre falamos por aqui em bons negócios, mas vou mostrar o que aprendi com alguns fornecedores que parecem gostar de dinheiro e nem de bons negócios.

Reuni neste texto o fruto de meses de observação e análise das mentes menos interessadas em fechar negócios que já passaram por estas bandas, ordenados nas TOP 10 estratégias desastrosas.

Caso eu cite algo que você fez, acredite: “não é pessoal, são apenas negócios”. Não foi só você que fez isso, então você pode considerar que está aprendendo com o erro dos outros também!

Vamos lá! De traz pra frente fica mais interessante.

 

10 – Faça Ctrl+C + Ctrl+V nas propostas

– “Não vale a pena perder tempo lendo as solicitações de todos os clientes, principalmente as que são mais detalhadas!”

Se você quiser perder negócios, copie e cole as propostas para todos os clientes sem personalizar ou se atentar as especificações, afinal seria muito esforço mudar a proposta para cada solicitação, certo?

 

9 – Não perca tempo com ligações

Conversar por telefone com seres humanos? Melhor não! Não corra o risco de ligar para o cliente para se apresentar e tirar dúvidas, ou você vai acabar perdendo a chance de jogar dinheiro fora!

 

8 – Não divulgue seus dados corretos

Evite colocar os dados corretos na sua Página de Divulgação, vai que alguém queira contratá-lo? Melhor deixar o cliente perdido, afinal se ele quiser mesmo fechar negócio com você pode se esforçar um pouquinho mais pra te encontrar. Se tudo der certo ele irá desistir e vai contratar outro.

 

7 – Desapareça dos resultados de busca

Quase 95% dos clientes que acessam a Tratativa não fazem uma solicitação, eles entram em contato diretamente com os fornecedores que encontram nos resultados de busca.
Evitar que eles te encontrem é fácil! É só não colocar imagens de capa ou colocar umas bem feias para que ninguém clique e fique nas últimas posições da busca. Nas últimas páginas ninguém olha mesmo.

 

6 – Mantenha sua Página de Divulgação incompleta e sem portfólio

Caso algum cliente persistente chegue até a sua Página de Divulgação você tem sérios problemas: Ele pode querer contratar sua empresa!
Deixar a sua Página de Divulgação com o mínimo de informações possíveis, sem portfólio, com textos cheios de erros e informações perdidas, normalmente é o suficiente para espantar os melhores clientes.

 

5 – Faça no máximo uma proposta…

Se a primeira oportunidade que você participar não der retorno, desista! Não corra o risco de acabar fechando negócios com outros clientes. Quanto menos você participar das oportunidades, maiores são as chances de perder as boas oportunidades.

 

4 – Venda abaixo do custo

Essa é uma estratégia diferente, um nível avançado. Ela é utilizada por milhares de empresas no Brasil e está comprovado que funciona:
Se você não consegue se afastar dos clientes, faça o preço mais baixo que você conseguir imaginar. Não considere impostos, retrabalhos e muito menos o lucro na sua conta. Dessa forma você sempre terá trabalho, sempre terá faturamento, poderá dizer para as outras pessoas que “está na correria”, mas continua no plano de arruinar sua empresa e perder dinheiro.

 

3 – Não tenha pressa

Se você decide responder uma solicitação muito rapidamente, as chances de fechar são muito grandes. O primeiro dia é o mais arriscado. As primeiras horas, nem se fale!
Espere um pouco, deixe o cliente esquecer que solicitou, ou espere ele contratar em outro lugar! Além disso, se você esperar um pouco, os outros fornecedores farão um “filtro”, e as melhores oportunidades já não terão mais vagas. Dessa fica mais fácil de você gastar dinheiro à toa.

 

2 – Me chama no Whats

Explicar diferenciais, forma de trabalho e detalhes da proposta para o cliente aumenta muito o seu risco de fechar um bom negócio. Se você fizer isso não conseguirá arruinar sua empresa.

Envie propostas bem curtas e não arrisque mostrar profissionalismo. Se você disser para o cliente apenas “Eu faço” ou “Me chama no Whats” será o suficiente para que ele não queira fechar contigo.

 

1 – A culpa é da Dilma

Se você utilizar alguma dessas estratégias e funcionar (e tenho certeza que funcionam!), você irá precisar de uma desculpa para quando perguntarem o motivo de sua empresa não crescer, de não ter trabalho ou de não dar lucro. É bom pensar nisso antes para evitar constrangimentos.

A mais utilizada é colocar a culpa no governo, que é um fator externo e você não tem culpa nenhuma nisso. “A culpa é da Dilma” sempre funciona, e te deixa numa posição confortável para sentar no sofá e assistir TV sem culpa enquanto sua empresa se destrói.

Dizer que a Tratativa não funciona, também é legal, porque mostra que você tentou, se esforçou e não teve resultado

Tem outros lugares para colocar a culpa, mas são mais arriscados pois geram controvérsias. Você pode pôr a culpa na crise, na Lava-jato, em Deus, no Diabo, no BitCoin, nos funcionários ou na burocracia, você escolhe.

Agora, se você já desistiu de perder dinheiro e quer tentar mudar o rumo para começar a ganhar dinheiro e fazer a sua empresa crescer, separei algumas formas de você fazer isso acontecer! Veja no nosso blog esses três artigos essenciais para quem quer fazer a empresa decolar:

Como vender seu serviço com o preço justo

Quanto custa uma oportunidade de negócio

O faz uma solicitação ser imperdível

 

Aproveite a leitura e bons negócios!

 

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