Como alcançar grandes resultados com a Tratativa

Parabéns!

Se está lendo este artigo é porque você não está interessado em ficar parado, você quer mais resultados, quer turbinar sua empresa, fechar não apenas muitos, mas ótimos contratos com ótimos clientes através da Tratativa. É hora de resgatar aqueles planos que você tinha quando abriu a sua empresa e achava que poderia facilmente escolher trabalhar com os melhores clientes e fazer sua empresa crescer.

A Tratativa existe para gerar oportunidades de bons negócios para a sua empresa, e como consequência disso, fazê-la crescer. Todas as regras de negócio, os planos e toda a tecnologia empregada são voltadas para gerar negócios entre fornecedores e compradores. Se não estivermos atingindo esse objetivo, vamos alinhar e melhorar cada vez mais!

Para que você tenha grandes resultados através da Tratativa, preparamos um roteiro para que você saiba começar, como melhorar o posicionamento da sua empresa e o que fazer para atingir grandes resultados. Preparado?

Comece pelo começo…

Se você chegou agora, comece entendendo como a Tratativa funciona e como a sua empresa pode ser beneficiada com isso.

A Tratativa tem ferramentas fantásticas para turbinar a área comercial da sua empresa e reduzir seus custos de captação de clientes. Por isso é muito importante que você conheça tudo o que a Plataforma Tratativa pode oferecer para a sua empresa. Toda grande conquista tem um ponto de partida.

Como funciona a Tratativa

A Tratativa é o que chamamos de Plataforma de Negócios para empresas. Não somos uma plataforma de freelancers. Esperamos que todos os nossos fornecedores se comportem com profissionalismo, ética e cobrem preços justos pelo seus serviços. Na Tratativa, sua empresa tem acesso todos os dias à boas Oportunidades de Negócios. Estas oportunidades podem vir de várias formas, mas as principais são:

O Cliente Interessado escolhe sua empresa. Isso acontece quando algum potencial cliente quer contratar um dos serviços que sua empresa oferece e faz uma busca na Plataforma. Após vir a Imagem de Capa cadastrada pela sua empresa, clica, entra na sua Página de Divulgação, gosta do que vê e resolve ligar diretamente para a sua empresa. Esta forma de oportunidade é completamente gratuita para a sua empresa, e se você fechar um grande negócio ficaremos felizes, pois nosso objetivo foi cumprido: gerar oportunidades de bons negócios para sua empresa.

Você escolhe os Clientes Interessados que quer atender.  Todos os dias entram vários novos Clientes Interessados em sua Ferramenta de Oportunidades de Negócios. Você pode ler as solicitações, e se achar que sua empresa tem chances de fechar com aquele potencial cliente participa da Oportunidade de Negócio. Neste caso, uma Negociação é descontada do seu Plano e você receberá os dados de contato do cliente interessado. Abaixo daremos várias dicas de como aproveitar bem esse tipo de oportunidade!

Por que investir na Tratativa e não buscar clientes sozinho?

Se você fizer a experiência de investir paralelamente nas ferramentas tradicionais de links patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads e outros) e na Tratativa, logo vai perceber… Mas se você é daqueles que não quer perder tempo e nem dinheiro testando, fizemos um simulador para que você possa chegar a uma conclusão utilizando os dados da sua empresa. Você pode acessar o simulador na área “Seja Premium” do seu painel.

Saiba quem somos, de onde viemos, para onde vamos, o que comemos…

É legal você saber mais sobre nós. Você pode nos conhecer acessando essa página.

Termos de Uso, Política de qualidade e direitos autorais e Política de Privacidade

Você clicou em “li e aceito” e não leu??? Desculpe, eu sei que não é a coisa mais divertida do mundo, mas é lá que as regras do jogo são explicadas. Queremos que sua empresa, seus concorrentes e os clientes interessados façam todos ótimos negócios, e para isso precisamos colocar um pouco de ordem na brincadeira. Como o bom senso de um é diferente do de outro, é melhor deixar tudo por escrito. Visite estas páginas de tempos em tempos, pois sempre que tivermos novas atualizações precisaremos ajustar as nossas Políticas e Termos. Termos de Uso, Política de qualidade e direitos autorais e Política de Privacidade.

Conheça a plataforma utilizando o Plano Free

O Plano Free é sua porta de entrada na Tratativa. O objetivo deste plano é que você possa conhecer as principais funcionalidades da plataforma, ver um tutorial de como funciona escolher os clientes, receber seus dados, entrar em contato e enviar propostas.

Este plano lhe dará direito a publicar sua página de divulgação, que é um canal para atrair clientes. Preencha a primeira parte da sua Página de Divulgação, cadastrando sua logo, um bom texto de apresentação e ótimas imagens de capa dos seus serviços. Assim que concluir todos os detalhes publique a sua página. Com a Página de Divulgação publicada sua empresa aparece nos resultados de buscas da plataforma. Por isso use imagens atraentes e exclusivas em seu em seu portfólio, para atrair o olhar do potencial cliente que busca pelo seu serviço.

Aproveite!

Agora sim suas Oportunidades Gratuitas!

1. Entre na Ferramenta de Oportunidades de Negócios e veja as Oportunidades Disponíveis;
2. Escolha bem, veja as informações que o cliente forneceu na solicitação e certifique-se que sua empresa atende os serviços solicitados. Verifique a Temperatura da Solicitação. Prefira as de temperatura mais alta, mas para essas você precisa ser rápido, pois as vagas são preenchidas rapidamente!
3. Gostou da Oportunidade? Clique em “Negociar” e veja os dados do solicitante no Ambiente de Negócios;
4. Faça uma boa ligação para o cliente se apresentando e apresentando sua empresa. Entenda a necessidade do cliente e tire todas as suas dúvidas para enviar uma proposta assertiva.
5. Envie uma ótima proposta, com preço justo (não tente ganhar com preço que não te dará lucro) e conteúdo bem explicado (Exemplos, forma de trabalho, prazo, próximos passos, etc). Aproveite todos os campos disponíveis na ferramenta, e utilize com profissionalismo. Lembre-se, isto não é um e-mail, é uma proposta comercial.
6. Atenda bem o cliente, ligue novamente para acompanhar se ele leu a proposta e se tem alguma dúvida. Mostre interesse em fechar e agradeça mesmo se ele não fechar com você.
7. Não espere resultado já na primeira oportunidade. Lembre-se que outras três empresas podem ter atendido muito bem o mesmo cliente. O cliente é uma pessoa com preferências pessoais e subjetivas que pode fechar com quem ele quiser, quando ele quiser. Se não deu certo na primeira, pode dar muito certo nas próximas.

Aproveite bem! É hora de decolar

Agora que você já conheceu as funcionalidades gratuitas, você pode escolher qual é o melhor Plano Premium para a sua empresa.

Na nossa Página de Planos temos algumas opções de Planos Premium disponíveis. Você poderá solicitar um contato da nossa equipe de atendimento para conhecer quais se encaixam sob medida ao sucesso que sua empresa almeja alcançar.

Definido o Plano Premium ideal para sua empresa, agora é hora de fazer seu investimento se transformar em ótimos negócios que façam sua empresa crescer.

Sua empresa tem acesso as oportunidades e pode negociar com quantos clientes interessados você decidiu que precisaria na escolha do seu Plano. Então, defina os clientes que você quer atender, clique em negociar e faça uma venda matadora!

Separamos algumas dicas para você não perder oportunidades e para que possa vender seu serviço a um preço justo:

Turbine sua Página de Divulgação

Para vender serviços a um preço justo, não basta sua empresa entregar serviços de excelente qualidade, seus potenciais clientes precisam saber que sua empresa entrega serviços com excelente qualidade. Uma das formas essências para mostrar sua qualidade ao cliente é através de uma boa Página de Divulgação. Você não precisa pagar por isso, basta se dedicar e incluir bons textos e imagens.

Os clientes interessados costumam ser curiosos e desconfiados. Por isso dificilmente irão contratar uma empresa que não se apresenta bem em sua própria Página de Divulgação.

A Página de Divulgação é a porta de entrada de muitos negócios para a sua empresa! Muitos clientes que chegam à Tratativa nunca fazem uma solicitação, eles mesmos escolhem seus fornecedores preferidos e entram em contato diretamente.

Veja os principais itens para os quais você deve se atentar ao preparar sua Página de Divulgação:

1. Logo da sua Empresa

Tenha uma logo bonita e limpa, ela irá aparecer em todos os lugares possíveis e causará uma impressão boa ou ruim sobre a sua empresa nos clientes. Se você não tiver uma boa logo, faça uma solicitação na Tratativa e contrate um dos fornecedores cadastrados, temos empresas muito boas para fazer isso.

2. Textos

Utilize todos os campos de textos disponíveis na sua Página de Divulgação. Seja claro e criativo, cuide com erros de gramática.

3. Imagens de Capa

Cadastre uma imagem de capa para cada serviço que sua empresa oferece. Sem essa imagem, sua empresa não aparecerá nos resultados de busca, e se a imagem for ruim ou com texto, dificilmente receberá algum clique. Capriche nesse item que é essencial para atrair compradores.

4. Imagens de Portfólio

Coloque ali imagens que mostrem seus melhores trabalhos, um bom portfólio é um dos principais fatores que fazem o cliente decidir entre uma empresa ou outra. Coloque imagens claras, sem texto e que mostrem bons trabalhos. Essas imagens devem ser de trabalhos da sua empresa, e não de banco de imagens, ok? É importante ter várias imagens, para deixar o seu potencial cliente apaixonado pela sua empresa. Não adianta sua empresa ser muito boa se os clientes interessados não souberem disso.

5. Principais clientes

Coloque a logo dos principais clientes que você atendeu. Se você conseguir a logo transparente em PNG, fica mais bonito e mostra mais profissionalismo.

6. Sua empresa

Preencha os textos e imagens que mostram sua empresa e sua equipe, para deixar o seu cliente impressionado. Isso ajuda a valorizar sua proposta e mostra seriedade.

7. Avaliações e Depoimentos

Convide seus clientes para avaliarem a sua empresa e deixarem algum depoimento. Isso impulsiona os resultados da sua empresa e contribui para o ranqueamento dentro da plataforma.

Quer ver uma página modelo com tudo isso preenchido? Clique aqui

Dicas para uma venda matadora:

1. Você recebeu o telefone validado do cliente. Precisa mesmo ligar para ele?

Sim, precisa. Mas logicamente, você não é obrigado a nada. Entregamos para sua empresa a solicitação e os dados validados de um cliente que está interessado em contratar um serviço que você oferece, e você o escolheu entre vários outros considerando que sua empresa tem condições de atendê-lo e de fechar um bom negócio.

Se você não quiser ligar, saiba que as suas chances de fechar esse negócio aumentam muito se você fizer uma boa ligação para se apresentar e tirar todas as dúvidas para que a sua proposta seja mais assertiva. Muitos clientes não sabem descrever muito bem o que querem na solicitação, mas quando o fornecedor que entende do assunto liga, tudo pode ser esclarecido. Quer fechar negócios? Faça a ligação. Quer saber como fazer uma boa ligação? Separei algumas dicas pra você, e você pode ler aqui.

2. Faça uma proposta irrecusável.

Já falamos isso, mas não custa repetir: não gostamos de leilão de preços. Sabemos que seu produto não é commodity, ou seja, ninguém faz igual a você, existe um valor intangível no produto que você entrega e isso tem um custo. Muitas empresas trabalham no prejuízo ou sem nenhum retorno por acharem que “se não fizer por esse preço não vende!”.

Mas isto não é verdade. O que normalmente acontece é que o cliente não consegue enxergar o valor do serviço que você está oferecendo e quais benefícios este serviço trará para a empresa dele. Ele está comparando algumas empresas na perspectiva de que todas vão entregar o mesmo resultado, porém, uma delas é mais barata. Ele pode estar enxergando o seu serviço como commodity.

Você é quem tem que dizer o quanto vale seu serviço para o cliente, construir um valor intangível mas perceptível. Isso você pode fazer através de uma ligação bem feita, da Página de Divulgação bem apresentável e por uma proposta bem elaborada.

Sua proposta deve mostrar com a máxima elegância, clareza e objetividade como você é bom, sem parecer arrogante. Deve mostrar como você irá atender bem o cliente e resolver a necessidade específica dele, trazendo o máximo resultado pelo preço justo. Seja claro e profissional ao apresentar os valores que serão cobrados, forma de pagamento, o que está ou não incluso e itens adicionais que ele poderá contratar se quiser. E, por favor, não estrague tudo com um “me chama no whats“ (veja aqui essa e outras formas eficientes de arruinar ótimos negócios).

Nem todos os clientes vão aceitar pagar o preço justo. Alguns deles ainda querem contratar serviços por um valor muito abaixo do mercado achando que são muito espertos e estão fazendo um ótimo negócio. Mas não são estes clientes que nos interessam. Não adianta vender muito se isso não trouxer a remuneração adequada para a sua empresa.

Quer adotar o melhor caminho para fechar ótimos negócios à preços justos? Bem vindo à mesa dos adultos. Este é o jogo que decidimos jogar. Se o teu negócio é vender serviços ruins a preços muito baixos, existem outras plataformas no mercado que são mais adequadas para você. Preparei um artigo explicando como fazer uma proposta matadora e você pode ver ele aqui.

3 – Utilize seu Plano Premium completamente.

As Negociações do seu plano não acumulam de um mês para o outro se você não utiliza-las. Por isso, utilize até o fim o seu plano antes da data de renovação. Na data de renovação você terá disponível novamente a quantidade de negociações que contratou quando escolheu seu Plano.

Seja diferenciado, voe mais alto

Agora que você já é um expert em fazer bons negócios através da Tratativa, você pode alcançar resultados ainda maiores:

1. Comece revendo seu Plano Premium.

Converse com o seu Gerente de Conta na Tratativa, mostre o que já fez, os resultados que já obteve e o que pretende alcançar. Veja o que ele tem a dizer e pergunte qual é o plano com o menor custo/benefício que atenda aquilo que você procura. Ele poderá te oferecer um Plano Premium bem adequado com um custo por Negociação muito atrativo.

2. Faça sua empresa aparecer nos Primeiros Lugares e na Home da Tratativa.

Isto atrai muito mais clientes organicamente, ou seja, sem você precisar pagar por isso, e ainda potencializa os resultados das Oportunidades que você participar, pois o cliente te verá como um dos melhores fornecedores da plataforma, e saberá que vale apena pagar, nem que seja um pouco mais para ser atendido por sua empresa. Então reveja os critérios de ranqueamento e planeje os próximos passos para melhorar o seu posicionamento.

Para melhorar o seu posicionamento, além dos critérios relacionados ao preenchimento completo da sua página de divulgação, é muito importante a quantidade e qualidade de imagens, das avaliações e depoimentos; e a sua participação na plataforma. Neste ponto será considerado a participação em negociações, o plano com negociações ativas, a resposta rápida às solicitações na sua página e a utilização dos recursos disponíveis. O objetivo de tudo isso é entregar ao cliente interessado, nos primeiros lugares, as empresas mais bem engajadas que poderão atendê-lo melhor.

3. Torne-se uma autoridade no seu mercado: escreva artigos para o Blog Tratativa.

Provavelmente você já saiba disso, mas aqueles que produzem bastante conteúdo de qualidade, que trazem conhecimento valoroso para os outros fornecedores e clientes sobre os assuntos relacionados aos serviços que oferecem, são vistos pelos clientes e pelo mercado como autoridades no assunto. Eles atraem os melhores clientes organicamente e podem cobrar quanto quiserem pelo serviço, pois aqueles que querem contratar alguém que seja realmente bom, entendem o valor de um bom serviço e contratam aquele que é autoridade no assunto.

Se você já aderiu a um Plano Premium e quer produzir conteúdos que sejam exclusivos e relevantes para o mercado, nosso blog pode ser a sua plataforma. Este conteúdo deverá trazer informações novas e relevantes. O artigo deve ter no mínimo 1000 palavras e precisa ser aprovado pela nossa equipe, além de estar alinhado com a nossa forma de fazer negócios. Como contrapartida, o artigo será publicado com seus dados de contato e link para sua Página de Divulgação, e nós geramos tráfego para ele (proporcionalmente à relevância dele para a comunidade). Interessou? Envie seu artigo para imprensa@tratativa.com.br, com o texto e o nome da sua empresa.

Esperamos que sua empresa aproveite ao máximo tudo o que a Plataforma de Negócios Tratativa.com tem a oferecer e faça negócios que tragam crescimento e sucesso para a sua empresa.

Seja assertivo, faça uma boa tratativa!

Equipe Tratativa

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