Criar a marca da sua empresa é uma das etapas mais importantes para o sucesso do seu negócio. E não pense que essa afirmação é um exagero. É a marca que vai carregar toda a filosofia do seu negócio, criar a primeira impressão no cliente e alavancar vendas.
Quer um exemplo? Você está bem no centro da praça de alimentação de um shopping e precisa decidir o que comer, mas não conhece nenhum dos restaurantes. Então começa a olhar para todas as marcas que existem na praça para escolher um. Nesse caso, é apenas a marca que vai te levar até o restaurante. Você não sabe se a comida é gostosa, não sabe o preço e nem se o atendimento vai ser bom. Mas a marca (apenas a marca) fez você inferir tudo isso e decidir por um ou outro.
Mas, e na hora de contratar uma empresa de design gráfico para criar algo tão importante como uma logo, como saber se você está escolhendo a melhor empresa? Basta seguir as recomendações abaixo e solicitar propostas para várias empresas que, com certeza, você vai contratar um bom fornecedor. Veja só:
Atendimento
Quando você solicitar uma proposta para a empresa de design gráfico para ter mais informações, perceba como é feito o atendimento. A empresa está realmente comprometida em resolver o seu problema ou está te atendendo apenas com o interesse de faturar?
Avalie se a proposta apresentada está clara e organizada, com todas as informações necessárias. Se um atendimento começa ruim, é bem provável que ele se mantenha assim durante todo o processo de criação da marca, que costuma levar algumas semanas. E isso, sem dúvida, vai afetar o resultado final do trabalho.
Manual de marca
O manual de marca, como o próprio nome diz, é o “manual de instruções” de uma marca. Nele você vai encontrar o código das cores utilizadas, o nome das fontes, as variações do logo (em negativo, positivo, vertical e horizontal), as regras para aplicação do logotipo nos materiais e muito mais.
O Manual de marca é contratado separadamente, como um “adicional” na criação da marca, mas vale a pena para que a sua empresa tenha uma identidade visual, e não apenas um logotipo.
Veja, não está errado que a empresa faça uma cobrança a parte por esse documento, mas é preciso saber se ele já está incluso na proposta ou não. E caso não esteja, considere incluir porque ele vai ser muito importante para sua empresa.
Metodologia
Procure saber como é a metodologia de trabalho da empresa.
› A empresa fará um contrato para este serviço?
› Haverá uma reunião presencial ou por Skype?
› Como será feito o briefing?
› Serão apresentadas uma ou mais opções de marca?
› Se você solicitar alterações, será cobrado a parte ou não?
› Quais são os prazos para cada etapa?
Com essas dúvidas respondidas, você tem mais segurança para decidir a quem vai entregar a grande responsabilidade de criar a marca da sua empresa. Solicite uma proposta de criação de marca para várias empresas para ter a certeza de fazer uma boa contratação
Portfólio de serviços
Verificar o portfólio de criação de marcas da empresa em sua página de divulgação é o ponto mais importante para avaliar se ela tem competência e seriedade nos trabalhos que realiza.
O Portfólio e o histórico dos trabalhos feitos permitem verificar se a qualidade do que essa empresa fez atende aquilo que você espera para a sua própria marca.
Se você gostar do que ela já fez, as chances de ficar satisfeito são muito maiores.
Não confie a criação da sua marca (algo tão importante) a uma empresa com pouca experiência, ou que não tenha feito nada no estilo que você precisa.
A empresa de Design Gráfico não precisa ser necessariamente de sua cidade, caso você não veja necessidade de marcar uma reunião presencial. Tem muita empresa de qualidade e bom preço com as quais você pode se comunicar de muitas outras formas.